donate
  • DANDO CONTINUIDADE AO LEGADO

    O NETO SEGUINDO OS PASSOS DO AVÔ
    Dona Gabriela de Oliveira Costa (viúva do Dr. João Batista) faleceu em 1977 e o gado foi dividido, cabendo ao Sr. Antonio José Lúcio de Oliveira Costa (Tio Lúcio) 1/5 do rebanho, que foi levado á Fazenda Tabarana, de sua propriedade. Outra parte do rebanho (1/5) coube a Tia Angelina, irmã do Tio Lúcio e o restante (3/5) do rebanho ficou com João Gabriel da Costa Noronha e irmãos, permanecendo na Fazenda Campo Alegre.

    Em 1991 houve nova divisão e o gado ficou para Joaquim José da Costa Noronha (Kinkão), indo para a Fazenda TERRA VERMELHA, onde passou a ter o plantel KCA (Kinkão Campo Alegre).
      
    Dando continuidade à seleção Campo Alegre, o Sr. Joaquim José da Costa Noronha, carinhosamente conhecido como Kinkão, junto com a esposa Sra. Marta de Azevedo Bernardes, acreditam firmemente nesse sonho e elevaram o reconhecimento desse trabalho nos dias de hoje a um nível respeitável, pois a Fazenda Terra Vermelha é referência em âmbito mundial no seguimento.

    Kinkão se orgulha em possuir o mais antigo rebanho em melhoramento para leite na raça e também de ser uma genética capaz de produzir magníficos touros.
    Hoje selecionamos o gado a partir de informações de seu valor genético, das lactações das mães e posteriormente as próprias lactações. Usamos sempre touros provados, touros em Teste de Progênie ou ainda touros de nosso plantel. Nosso rebanho é submetido a duas ordenhas, dando tratamento diferenciado para vacas que vão a torneio leiteiro ou em que estamos almejando alta produção.

    Utilizamos a FIV (Fecundação In Vitro) como recurso para multiplicar mais rapidamente nosso material genético dentro do rebanho.
    Participamos do Teste de Progênie Embrapa / ABCGIL desde a sua instituição, em 1985, tendo vários touros provados e em teste. Dentre eles, o divisor de águas C.A. Everest e seu filho, o grande fenômeno do Gir Leiteiro C.A. Sansão, com vários filhos provados e filhas campeãs em pista e recordistas em torneios leiteiros.


    O êxito deste trabalho foi alcançado através da seleção dos animais, na primeira fase pela genealogia; na segunda pelo próprio desempenho; na terceira, pela produção da descendência; e agora pelo valor genético dos animais do rebanho, através de relatório fornecido semestralmente pelo Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro.

    A credibilidade que os produtores de leite têm com a marca KCA / Fazenda Terra Vermelha é demonstrada pelo expressivo comércio de sêmen de nossos touros nas diversas Centrais de produção e comercialização do Brasil.

    O Gir Leiteiro C.A. tem orgulho de ser o mais antigo rebanho em melhoramento para leite na raça Gir Leiteiro e por ter colaborado para o crescimento da raça no país. Fomos pioneiros no trabalho simples de ordenhar vacas, pesar o leite e anotar as pesagens, retendo no rebanho as filhas das vacas com maior lactação, além de valorizar touros Gir pelo leite produzido por suas filhas.
    As vacas Gir Leiteiro se tornaram mais aptas ao nosso clima, saudáveis e longevas, diminuindo assim o uso de antibióticos e medicamentos e simplificando o manuseio do rebanho. Um sonho antigo de ter mais leite na raça fundamentou uma história de perseverança, dedicação e trabalho.